domingo, 15 de agosto de 2010

A Psicologia do medo

Por Ira

Tenho trabalhado em contato direto com o medo. Em provocá-lo. Ter o poder de dominar um sentimento como esse em outra pessoa gera descobertas interessantes. É interessante como dá pra descobrir tanto sobre alguém através de um simples olhar.
Existem pessoas que riem diante de seus medos numa tentativa de se convencer de que naõ precisam sentir medo, existem os que o evitam, existem os que fingem que ele não existe, existem os que não sabiam que tinha medo, existem os que gostam de sentir medo, existem os que o encaram de frente, dispostos a lutar... mas quase ninguém tem forças pra ir até o fim.
O medo é um temor pelo desconhecido. É sua mente construindo uma tragédia geralmente bem menor que a real. É seu corpo querendo que você fuja daquilo que você imagina poder prejudicá-lo.
Todos nós tememos alguma coisa algum dia. E, cada vez mais, somos forçados a não temer. Esperam coragem de nós. Ter medo é sinal de fraqueza. Como se alguém pudesse, de fato, não ter medo de nada, nunca. Como se coragem fosse não ter medo. Não tem nada de corajoso em fazer algo que não se teme.
No fundo, tudo o que nós tememos é a mudança. Morrer, perder o emprego, perder alguém, se machucar... tudo que nos muda, de alguma forma, assusta...
Vale a pena se manter o mesmo pra sempre?


4 comentários:

Kiko Rieser disse...

Eu prefiro seeeeeer essa metamorfose ambulante...

Mary disse...

O que vale mesmo a pena em minha vida é tê-lo como meu filho. Amo-o tanto! Tanto! Não creio que algum dia poderei dizer/ demonstrar todo esse amor.
Vc é uma pessoa corajosa, me inspira, me faz ter vontade de ser melhor.
Mamãe

railer disse...

fala sumido!
eu falei outro dia sobre fobia, tem um pouco a ver. a questão de rir é pra descarregar um pouco da tensão que o medo provoca. por isso, hitchcock coloca cenas cômicas de propósito, para as pessoas não rirem no momento errado.

visite meu novo espaço, o railer online. abraços!

Unknown disse...

Só uma palavra: emetofobia
Kkkkkkkkkkkk


Tânia Alkmin Beda

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...