sábado, 27 de setembro de 2008

Homossexual: ISMO x DADE

Por vaidade

Tenho observado o comportamento de alguns conhecidos heterossexuais em relação a mim. Várias vezes já os percebi constrangidos ao pronunciar o nome da minha preferência sexual. "Não use o termo viado, é feio" - disse uma conhecida para um amigo meu quando ele contava como descobriu que eu era "viado". Aí pronto. Ficou definido que diriam "homossexual". Eu ria por dentro. Ora, meu amigo é como um irmão para mim. Ele jamais usaria esse termo na intenção de me ofender.
Essa não foi a primeira vez que me deparei com essa discussão. Honestamente, que diferença isso faz? Todas essas palavras querem dizer a mesma coisa. São sinônimas. Se algumas delas são usadas em determinadas situações com a intenção de denegrir alguém, não significa que seja esse o significado de quem as profere todas as vezes.
Sejamos honestos. Eu e meus amigos nos chamados de "bicha", "gay", "viado" e etc... nos odiamos então? Nós sabemos muito bem quando alguém quer nos ofender e quando não. E para isso nem é necessário a utilização desses termos.
Toda essa discussão porque acabo de ler que anda rolando um "xilique" porque a Folha de São Paulo resolveu voltar a usar o termo homossexualismo. E nós - a essa altura - já sabemos que dizem que o sufixo "ismo" está associado a doença.
Particularmente achei isso tudo ridículo. Então todos diziam homossexualismo até aparecer alguém que associou esse sufixo à terminologia médica e - de repente - tornou-se ofensivo?
Detesto "xilique" de bicha que procura preconceito em tudo. E esse, pra mim, é um deles. Então se dissermos "catolicismo", "budismo" e "islamismo" estamos ofendendo os seguidores dessas religiões? Estou exagerando? As comparações não são pertinentes? Pra mim isso tudo é exagerado.
Tanto quanto ter que declarar uma rua como "oficialmente gay". Para quê? Então precisamos de declarações oficiais para podermos nos sentir a vontade?
Então fica declarado que quem vos fala é bicha. Ops! Homossexual. rsrsrs
(Ridículo!)

2 comentários:

Troupe Parafraseando disse...

quem fala é a bicha... a bicha revoltada.. a bicha bailarina ... a bicha q eu amo hahahahaha
realmente mto tosca essa discussao toda por uma coisa besta ne... a ofensa nao vem da palavra.. vem da intenção

Anônimo disse...

Estava discutindo sobre esta questão numa comunidade do orkut, falei em homossexualismo e fui logo corrigida...atá que esta moda de subtituir ismo por ade começou,pra mim, eu nunca tinha levado o homossexulismo ou ade, por doença...pq dizem q o sufixo ismo,na area medica, psicologica e psiquiatrica é doença...e ade é comportamento...mas sinceramente não axo q a maioria das pessoas tenham alguma vez na vida pensado nisso, e nem axo q o homossexuslimo ou ade sera mais ou menos bem visto por causa de um sufixo. MAs se para uma parte da categoria isso os deixa feliz,q seja...mas eh um saco ests mudanças de regras....ja basta a do portugues, agora mais esta inutil?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...